segunda-feira, 19 de março de 2007
TRABALHO
Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um fim determinado, remunerado ou não. Esta é a definição do Aurélio. Pergunta: trabalho é emprego? Resposta: não. Emprego denomina-se cargo, aquele local onde se tem o trabalho.
Trabalho não é satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades segundo Karl Marx. Segundo Aristóteles precisava-se mais que o trabalho para construir uma vida auntêntica e ser auto suficiente, pois não se pode ser livre e independente das necessidades e privações humanas.
E os ricos e bem nascidos onde ficam nesse conceito de necessidades e mais ainda privações? Então a definição de "necessidade de labuta" só se encaixa aos menos favorecidos?
Quem deve, merece e precisa trabalhar????????????
Falar de trabalho lembra o conceito de ócio: "descanso de trabalho, lazer"
E porque ócio no conceito popular é sinônimo de preguiça?
Oswaldo de Andrade dizia que ócio tem significado etimológico de divertimento por si só. Assim conclui-se que esse ócio negativo, visto por aí é um conceito alienado, distorcido. Aquele que embrutece o "homem" no seu tempo.
No trabalho agrícola, o tempo de trabalho quase não é medido, ou simplesmente feito de regras pelas plantações e suas colheitas. Já no trabalho industrializado ou das cidades grandes se tem o relógio que irá medir não só o tempo de trabalho mas o de "ócio" também e com certeza vivemos em função desta palavrinha: TEMPO.
Trabalho não remunerado é considerado trabalho, diversão ou lazer?A sociedade vê com certo pré conceitos neste ponto. Ongs, voluntariado, orgãos públicos são exemplo. E os serviços domésticos?trabalho?
O que define trabalho na atualidade? atividade intelectual apenas? esforço braçal? aquele que é remunerado?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gostei, mas se te conhecesse na época eu sugeriria, tá certo? eu fazria a sugestão de retirar os questionamentos ou fechamentos caractarísticos dessas crônicas.
Gostei, pensamento em cadeia, parece o curta a 'ilha das flores', me lembra também muito castelo ra tim bum...
beijos
Postar um comentário