segunda-feira, 12 de março de 2007
Violência Imaginária
Contrário ao Direito a violência é uma força daqueles que agem por ímpeto, daqueles que são irascíveis.
Exteriorizadas são os que estampam todos os jornais diariamente em nossas vidas; mas a violência imaginária talvez seja o problema do século. Aquela que afeta toda a sociedade se não for tratada, controlada e até extirpada de alguns indivíduos. Esse tipo de violência tem obviamente ligação com o comportamento da vida real e social vivido. Não se pode descartar que a vida levada neste século tem "adoecido" muitas mentes; e não estou citando fator econômico pois há diversos casos que iriam colocar á baixo essa hipótese de pobreza como fato gerador. Miséria, fome e desemprego deixaram a muito tempo de ser índices determinantes de crimes na sociedade. Existem teses a respeito de que diversas manifestações dessa violência imaginária viria do funcionamento deste imaginário que incapaz de figurar tudo que vê é compelido a intervir; e como numa descarga sai um ato vazio de pensamento, complicado? nem tanto. Um ato vazio de pensamento, é quase um ato contra o pensamento como a reação ao vazio, totalmente irreflexo.
Há ausência de pensamento, de reflexão gera atos de violência imaginária e desta forma um mal.
Uma sociedade permissiva e com tantas contradições punitórias no sistema criminal, só tende a refletir isso com incidentes onde só causam espanto popular.
Dentro de imaginário existe os registros psíquicos, as imagens que partem da experiência e o próprio domínio.
Quando se busca conhecimento se engrandece os pensamentos, fortalece e satisfaz temporariamente, pois achamos uma "verdade", uma significação, um sentido. Mas como essa busca nunca se estabiliza, a cada "encontro" se satisfaz e volta-se a buscar, intermitentemente, outrossim o pensamento continua. Esse pensamento se distorcido por diversos distúrbios provocará movimentos, ações também distorcidas e porque não violentas.
A vida descartável e supérflua com a "ajuda" das drogas. Se o pensamento já se distorce no vazio, com as substâncias alucinógenas se perdem. A sociedade doente reflete a violência! O uso das drogas como subterfúgios de consciência e busca do prazer são os "motivos" mais alegados pelos usuários, mais eis a outra pergunta que não quer calar: não seria outra manifestação de violência imaginária?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário